Warning: The magic method InvisibleReCaptcha\MchLib\Plugin\MchBasePublicPlugin::__wakeup() must have public visibility in /home/simag256/public_html/wp-content/plugins/invisible-recaptcha/includes/plugin/MchBasePublicPlugin.php on line 37
 Inventário de emissões de gases de efeito estufa abre série de estudos sobre visão climática para negócios  Inventário de emissões de gases de efeito estufa abre série de estudos sobre visão climática para negócios – SIMAGRAN-RIO
UTF-8
Sistema FIRJAN
MENUMENU

Página

Inventário de emissões de gases de efeito estufa abre série de estudos sobre visão climática para negócios



Identificar, quantificar e gerenciar as emissões de gases de efeito estufa nos processos produtivos das instituições é o objetivo do estudo Inventário de Emissões de GEE, primeira publicação da série da Firjan sobre visão climática para os negócios. O lançamento ocorreu nesta terça-feira (18/3) durante a 10ª edição do evento Obrigações sobre Ambientais da Indústria.

Considerado a principal ferramenta para a quantificação dos gases, o inventário contribui para definir metas de sustentabilidade e apoiar o planejamento estratégico das empresas, alinhando-se com objetivos globais de mitigação das mudanças climáticas. O estudo está em conformidade com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 13, da Organização das Nações Unidas (ONU), sobre a ação contra a mudança global do clima, mais especificamente ao indicador 13.3 do ODS, que visa melhorar a educação e a conscientização sobre a mudança do clima.

A publicação apresenta, de forma simples, princípios, diretrizes e etapas dessa construção, com foco na legislação nacional e fluminense, em bases normativas, etapas de verificação e registro público de emissões, entre outras abordagens relevantes. Ela foi dividida em dois documentos. O primeiro, voltado para a operação, traz um guia detalhado sobre as etapas do processo, enquanto o segundo, direcionado à liderança, apresenta uma visão estratégica para que gestores possam interpretar os dados e tomar decisões mais assertivas.

De acordo com Luiz Césio Caetano, presidente da Firjan, o principal diferencial está na capacidade de fornecer dicas e instruções práticas. “De maneira sequencial, o usuário é guiado por todas as etapas do processo, desde a coleta, a organização dos dados até o cálculo, a verificação e o reporte aos órgãos competentes, garantindo a conformidade com as exigências técnicas e normativas do Instituto Estadual do Ambiente (Inea)”, explicou.

      Clique aqui e acesse o manual

      Acesse a versão executiva para lideranças

Para interpretar a legislação, o documento sobre GEE apresenta as iniciativas governamentais que visam estruturar medidas para a redução das emissões de gases de efeito estufa no Brasil, como políticas públicas e promoção de programas para mitigação das mudanças do clima.

Analista de Sustentabilidade da Firjan, Letícia Dutra Domingos destaca que a série pretende apoiar a indústria na adoção de práticas sustentáveis dentro da visão climática, especialmente porque, em 2025, a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30) será realizada no Brasil.

O manual também elenca informações obrigatórias para reporte dos inventários de emissão de GEE, como as especificações que devem ser relatadas pelos empreendimentos que possuem exigência legal de apresentar anualmente o relatório do inventário de GEE ao Inea; e a seleção da metodologia de cálculo alinhada com o objetivo do inventário e com as características específicas da organização.

Já no passo a passo, há exemplos de possíveis fontes de emissão de GEE dentro do escopo de uma organização, como as fontes de emissões de equipamentos de refrigeração e ar-Condicionado (RAC) e a de extintores de incêndio, além de dicas de como manter registros detalhados de todas as transações das fontes de emissões para referências e auditorias.

Fonte: Firjan

Compartilhe: