A Firjan acaba de lançar o seu novo projeto de branding, com uma nova marca para uma instituição moderna, mais simples, ágil e próxima de todos os seus públicos. A mudança reflete o processo de modernização que vem acontecendo nos últimos três anos, com aprimoramento de oferta em busca de adequação ao mercado.
A partir de agora, Firjan deixa de ser uma sigla, escrita com todas as letras maiúsculas, e se torna um nome próprio. Além disso, a palavra “Sistema” fica no passado – tudo para dar ideia de proximidade. Para que o público reconheça outras entidades da família Firjan como pertencentes à marca-mãe, seus nomes passam a ser escritos da seguinte forma: Firjan SENAI, Firjan SESI, Firjan IEL e Firjan CIRJ.
“Essa estratégia foi iniciada em 1997, com a criação do então Sistema FIRJAN, que reunia as instituições Firjan, SESI, SENAI, IEL e CIRJ. Agora, partimos para uma segunda fase, mais simples e direta, que pretende aumentar ainda mais a percepção de valor da organização”, explica Daniela Teixeira, gerente Geral de Comunicação da federação.
Segundo Ingrid Buckmann, gerente de Comunicação e Marca da federação, antes da mudança foram ouvidos empresários, a sociedade e o público interno. “Vimos que, de fato, devíamos trazer para a marca aspectos como proximidade e modernização. E também associá-la ao que já temos: credibilidade e reputação”, informa.
A renovação visual foi construída em parceria com a agência Geometry, reconhecida como uma das maiores empresas nesse segmento. Processos como esse são comuns no mundo empresarial, em momentos de implantação de novos modelos de negócios.
“A nova economia traz grandes desafios e, para atendê-los, precisamos estar dispostos a mudar, acompanhando as novas tendências”, destaca Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, presidente da federação.
No caso da Firjan, são 190 anos de história atrelados ao desenvolvimento do setor produtivo, que, do mesmo modo, também se reinventa e se moderniza constantemente.
“A nova marca externaliza a postura da Firjan e do seu corpo funcional, prontos para assumir riscos e dar saltos inovadores, que resultem na competitividade da indústria”, afirma o vice-presidente executivo da federação, Ricardo Maia.
As mudanças visuais serão percebidas aos poucos. Para evitar desperdícios de materiais existentes, a aplicação da nova identidade em centenas de produtos será feita gradativamente, em um processo que se desdobrará até o final de 2019.
Portanto, haverá um período de convívio entre as marcas nova e antiga. Afinal, somos uma grande empresa, presente em todo o estado do Rio. Há muito trabalho a fazer: mãos à obra!
Fonte: Firjan