Além da campanha Firjan SESI Solidariedade – SOS Petrópolis, a instituição mantém diariamente uma equipe de assistentes sociais da Firjan SESI e uma unidade móvel de atendimento, atuando no apoio direto aos desabrigados pelo temporal de 15/02.
A ação, totalmente gratuita, ocorre em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social de Petrópolis. Dias após a tragédia, a equipe começou a atender na Igreja de Santo Antônio, no Alto da Serra, onde havia mais de 200 pessoas desabrigadas. A região foi uma das mais afetadas pelas chuvas.
As ações envolvem o cadastramento das famílias, inclusive visando o encaminhamento para adesão a programas sociais do poder público, além do reconhecimento de locais para onde levar os desabrigados. Atualmente (09/03) há apenas 20 famílias na Igreja, e a equipe deverá começar a atuar em outro local a ser escolhido pela prefeitura.
Débora Targino, analista de Responsabilidade Social da Firjan SESI, conta que a unidade móvel fica estacionada no pátio da igreja, permitindo um atendimento individualizado às pessoas, o que tem feito a diferença devido ao aspecto emocional dos atingidos.
“Tem sido gratificante contribuir para minimizar os efeitos de uma tragédia, já que a equipe de assistentes sociais da prefeitura é reduzida diante de uma grande demanda repentina como essa. Nosso trabalho fortalece as equipes locais e a importância da instituição Firjan SESI”, ressalta.
Fonte: Firjan.